Lançamento – revista Area 144 sobre São Paulo

Capa da revista Area, edição 114

 

Olá, coolturandos!

Ok, eu sei que é muita cara-de-pau, nem vamos nos desculpar. O último post foi publicado faz MUITO tempo. Mas hoje eu tenho algo que vale a pena ser postado de qualquer forma, mesmo que atrasado! Esperei ter fotos interessantes do evento antes de postar.

Vocês sabem que o Johnny e eu (a Ded’s, que vos fala aqui) somos doidos por São Paulo. E sei que essa cidade doida gera inspiração em pessoas de outras cidades, estados, países e continentes. É claro!

Foi a vez da revista italiana de arquitetura e design Area (publicada pelo grupo editorial 24 Ore e produzida pelo Studio Archea). Todos os anos ela lança uma edição especial sobre alguma cidade interessante do mundo (New York, Paris, Berlim, etc.). E São Paulo foi escolhida para essa edição!

 

Bate-papo sobre o lançamento da revista Area 114

 

Ah, e só pra provar que eu estava lá, fiz essa “pequena” seta! Eu sou a loira com a bolsa vermelha segurando o copinho😛

 

Olha eu lá!

 

O lançamento foi no Museu da Casa Brasileira, aqui em São Paulo, no dia 17 de março. Eu tive o prazer de estar lá e de ganhar uma revista dessa só pra mim xD
Estavam lá para comentar a edição: o arquiteto Luiz Antonio Jorge, o arquiteto Marco Casamonti (diretor executivo da revista), o arquiteto e professor Renato Anelli, o fotógrafo de arquitetura Leonardo Finotti e o arquiteto e urbanista Fernando Serapião.

 

Luiz Antonio Jorge, Marco Casamonti, Renato Anelli, Leonardo Finotti e Fernando Serapião

 

Algumas fotos e nomes eu peguei do site Arq!Bacana, outras do próprio sita da Archea.

Sem brincadeira, a revista é imensa e maravilhosa! Tem mais de 2cm de grossura (208 páginas!) e é inteirinha sobre São Paulo (exceto pela parte inicial, sobre transparência no Design, lindíssimo). Não apenas sobre obras de arquitetos brasileiros, mas também de estrangeiros que fizeram obras marcantes na cidade, como a Lina Bo Bardi. As imagens do fotógrafo Leonardo Finotti são de se aplaudir de pé. De todos, ele foi o que falou mais brevemente, mas achei marcante, pois ele disse “eu fotografo com sentimento, espero que eu consiga transmitir o que eu sinto”. Ele é um profissional que atingiu seu objetivo.

Mas ainda acho que a frase que eu mais gostei de ouvir (acho que foi o Luiz Antonio Jorge que disse) foi “São Paulo é feita de retalhos de lembranças de outros lugares”. Não há como negar.

Estampam as páginas da revista alguns lugares conhecidos de muita gente – como o Edifício Copan, lugares descolados – como o clube D-edge e outros que eu particularmente não conhecia, como o modernoso projeto Harmonia 57. Há também a parte de Design, com uam matéria sobre o Estúdio Campana.

Os temas discutidos no evento foram os temas abordados também na revista. Não é apenas sobre as construções e seus criadores. É sobre a cidade, sobre o conceito de metrópole, como ela surgiu e cresceu, como os moradores transformam São Paulo e a Grande São Paulo. É um panorama completo sobre temas como a estrutura urbana da extensão territorial da cidade, ou a necessidade de uma cultura de planejamento urbano. É uma investigação. Lindo de ver.

Infelizmente a revista não é publicada no Brasil. Esse revista aqui é o meu tesourinho! xD

Vou finalizar com algumas fotos da nossa inpiradora São Paulo publicadas na revista, para vocês babarem. Peguei algumas do site da Archea, as outras eu tirei da minha revista. Enjoy!😉

 

~ por coolturaurbana em 4 de abril de 2011.

Uma resposta to “Lançamento – revista Area 144 sobre São Paulo”

  1. Muito boa revista mesmo!! pena q não vende por aqui =/

Deixe uma resposta

 
