É nisso que dá!

Olá meu povo paulistano (e aos não paulistanos – nos quais me incluo também!

Sei que o Cooltura anda meio parado…ainda estamos devendo o post sobre o TWWR semana 4 (que aliás, foi ÓTIMO!). Tá tudo muito corrido! Fica dificil trabalhar (mt), viver, preparar com a Deds o material de inscrição do Cooltura Urbana na Expobit do N Design 2009 (torçam pela gente, por favor \o/)..e ainda manter sempre o blog, sozinho.

Mãs…não é para falar disso que estou aqui.
Essa semana São Paulo foi oficializada como uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014. Como é de costume, cada cidade sede criou um logo para sua participação na Copa. Não sei para quê, afinal, se já existe o logo da Copa Brasil 2014, seguindo uma lógica de identidade visual, as cidades deveriam usá-lo também…apenas com uma assinatura ou algo que o valha.
Enfim…como muitos já devem ter visto (afinal, não perderam tempo..já está até em cartazes nos onibus da cidade), o logo (ou seja lá o que for esse lixo aí) que representa SP na Copa é isso que segue abaixo:

lixotipo sp2014_cooltura urbana

Entenderam? Sacaram toda malemolência do perauta jogador (SP) que dá um voleio na redonda?
Quanta classe, quanta originalidade, quanta…MERDA!
Sabem o que me emp^%$tece mais nisso tudo?
Quando a Deds e eu, dois meros estudantes de deisgn gráfico prestes a se formar, decidimos que SP seria nossa inspiração no TGI, a primeira coisa que pensamos, e nos pareceu óbvia, é que isso demandaria uma profunda pesquisa sobre a cidade. Como retratá-la? Como entende-la e traduzí-la?
É obvio que nosso projeto não foi e nem é perfeito…mas fico MUITO feliz quando alguém olha uma de nossas estampas e fala “Nossa, isso é MUITO São Paulo!” porque é justamente esse tipo de reação que se espera quando vc se propõe a desenvolver um projeto de design em cima de um tema. E pelo resultado final, está evidente que o processo criativo disso aí não envolveu qualquer tipo de pesquisa ou se quer preocupação e responsabilidade com o resultado.

Agora me respondam: alguma coisa nessa monstruosidade remete a São Paulo? Hum..não? E a futebol? Hum..também não? Poxa…ah, mas remete a Copa do Mundo, fala aí! Orra…também não?
Então me digam…pra que diabos serve um logotipo??? Se além de HORRIVEL, ele não tem personalidade, não remete a o que deveria remeter, nem comunica bosta nenhuma…pra que ele serve, afinal?

Isso porque estou me focando em apenas um dos aspectos! Nem estou aqui evindeciando a total deficiência do trabalho em qualquer fundamento básico de design: tipografia péssima baixada do DaFont que não se relaciona de forma alguma com o símbolo – esse, pior ainda – do ginasta das fitas, as cores escolhidas da forma mais óbvia possível (“ah..Brasil né, mew? Tem que ter verde, amarelo e azul…ah, e põe um vermelhão bacana – argh! – aí pra falar que é SP, campeão!”). NADA aí funciona, NADA!

Quando eu ví o logo pela 1ª vez, um pensamento me assaltou imediatamente: Isso FEDE a logo feito por publicitário..CERTEZA!
Hoje, lendo mais sobre o assunto, descobri que estava certo! A obra prima aí foi feita pela MPM Propaganda para a SP Turismo.
Quase nada contra publicitários, mas orra…cada um na sua função por favor! Tenho certeza que uma propaganda feita por um designer também teria uma série de problemas graves! Quando as pessoas vão entender que publicitário NÃO SABE fazer logotipo?

Esse “logotipo” é um insulto não só aos designers gráficos, mas a qualquer paulistanos que se preze.
Insatisfeitos com esse absurdo, muitos designers vem se manifestando!  O site Design Gráfico, o Morandini (sempre de forma bem humorada) e Henrique Nardi foram só alguns deles. O Henrique, aliás, começou uma ótima camapanha de protesto: vá até a área de reclamações do site da SP Turismo e envie sua mensagem de repúdio ao logo que vem sendo veiculado! Mas come on galera, sejam sentatos…digam o PORQUE ele não funciona, sejam diretos!

meu grito_sp2014_cooltura urbana

Eu já fiz minha parte! Façam também😉.
Ah..antes que venham com aquela criticazinha furada “Achou ruim? Faz melhor!”, eu digo: vc trabalha de graça? Pois é, eu também não!
Que solução eu usaria para englobar todos os aspectos pertinentes num logo que represente SP na Copa do Mundo? HA, não  faço a mínima idéia, champs…ainda. Sabem por que? Porque esse tipo de trabalho exige pesquisa, conceituação! Diferente do que o pessoal da MPM parece pensar, não é só sentar e cagar um logotipo!

Pppff…

@ Johnny Brito

~ por coolturaurbana em 2 de junho de 2009.

8 Respostas to “É nisso que dá!”

  1. (o_O)
    Vc ficou bravo mesmo!!rsrs
    Mas é isso ai mano, penso o mesmo: Designer nao se mete a fazer publicidade e viceversa.

    Isso, sem contar as fontes… acho que isso é o mais terrivel de tudo, o mais amador… Deus que me livre!

  2. Lá no seu “protesto” vc usou aspas e não parênteses! ^^

    Heuheuehue

    Fora isso… concordo plenamente com vc!

    Pra mim ficou parecendo edição especial do Nescafé…

    Olhaí, as letras são bem parecidas!! =D

    Haheuaheauehau

    Abraço!!!

  3. E esse logo foi feito no Corel… hahuahuahaha

  4. Huhaua uopa..eh mesmo! Oq o furor não faz, né? haha
    Hum..não sei da Natal, mas lembro de algo de carnaval ligado a Nescafé realmente parecido!

  5. Uhm, que paulada.

  6. Toda a vez que eu vejo esse logo eu lembro de um camaleão

  7. Em tempo, “peraLta”.

Deixe uma resposta

 
